propaganda, cerveja e um pouco de arte

Dezembro 28, 2009

Criatividade, Colaboratividade e de quebra a “invenção” de uma nova mídia. Nada mal para a campanha da cerveja Australiana TED 696.

Com o desafio de lançar uma nova marca de cerveja para o target 18-24 anos em um mercado já saturado, a marca TED 696 tinha que se destacar e se diferenciar para chamar a atenção deste público.

A ideia (como a maioria das boas ideias), partiu da boa e velha observação: na Austrália, assim como nos EUA, a lei obriga que as bebidas alcólicas sejam embaladas em um saco de papel marrom, descaracterizando o produto assim que ele sai da loja.

Desta maneira, a marca convocou alguns dos artistas de rua e designers mais famosos da atualidade para “estilizar” os sacos de papel em que as cervejas são embaladas, distribuido-os em diversos pontos de venda da Austrália.

Em seguida, lançaram um site no qual os internautas podiam enviar seus desenhos para particiar de um concurso cultural da marca que elegeria o melhor desenho (a ativação desta ação foi na conferencia internacional de Desing mais importante da Austrália , a Semi-Permanent).

A campanha ganhou reforço através de mídias tradicionais e não demorou muito para explodir na world wide web.

Como resultado, o designer vencedor do concurso obteve reconhecimento, tendo sua arte espalhada por toda a Austrália e a marca obteve resultados significativos de venda e reconhecimento de marca, se tornando conhecida para além das águas do oceano índico.

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